Notícias: Governo baixa impostos para compra de carros e operações de crédito

Brasília, 21 mai (EFE).- O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta segunda-feira um pacote de medidas para estimular o crédito e o consumo no país, que inclui a redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para compra de carros.

Alem disso, o pacote prevê a diminuição do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) para todas as operações de crédito de pessoas físicas de 2,5% para 1,5% ao ano.

Em entrevista coletiva em Brasília, Mantega disse que as medidas foram aprovadas para proteger o país da crise internacional. “Estamos diante do agravamento da crise financeira internacional. E isto está trazendo problemas para os emergentes como um todo”, afirmou.

Mantega disse que se a situação na Grécia não se resolver será mais difícil para o Brasil alcançar o objetivo de crescimento do governo, mas apesar disto garantiu que o país possui condições para “reagir a um agravamento da crise”.

A redução vale até 31 de agosto deste ano. O IPI dos carros nacionais de até 1.000 cilindradas cai de 7% para zero. Para os automóveis importados com essa cilindrada, o imposto passa de 37% para 30 %.

Os carros de até 2.000 cilindradas terão 1,5% de Desconto e os utilitários, 1%. Além disso, em veículos a gasolina o IPI cairá de 13% para 6,5% nos automóveis produzidos no Brasil e de 43% para 36,5% em veículos importados.

Com a redução do IPI, o governo deve deixar de arrecadar R$ 1,2 bilhão, de acordo com Mantega.

Fonte: Uol Economia

Um comentário em “Notícias: Governo baixa impostos para compra de carros e operações de crédito

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.