Tem IRPF2013 para fazer? Veja esta solução.

Boa tarde pessoal. Resolvi criar este post, para explicar aos colegas um macete que os ajudará a realizar o trabalho em cima do aplicativo da Receita Federal do Brasil, DIRPF2013.

Bom, sabemos que o programa não pode ser aberto duas vezes, e também não pode ser executado via rede. Há a possibilidade de usar o terminal service, que em muitos casos é uma solução amplamente mais cara.

Bom, o que fazer então ? Simples. A maioria dos escritórios possuem mais do que uma pessoa trabalhando na declaração, e com 2 programas distintos, o que cria duas bases de dados diferentes. Lógico que é possível integra-las posteriormente reimportando tudo o que foi feito em outro, não é bem mais fácil já mante-las todas em um único programa ?

Bom, vamos lá:

1º Passo. Instale o programa IRPF2013, disponível abaixo:

2º Passo. Configure no servidor (local onde ficarão armazenadas as declarações e servirá de banco de dados aos demais computadores). Veja a imagem abaixo:
 Vá até o caminho “C:\Arquivos de Programas RFB\” onde você deverá encontrar a pasta “IRPF2013”. Clique com o botão direito do mouse, vá em “Propriedades”. Vá até a aba “Compartilhamento”. Adicione os usuários que deverão acessar o programa, dando-lhes permissão de Leitura/Gravação.

3º Passo. Vamos mapear uma unidade de rede na máquina do funcionário que irá operar o programa. Veja a imagem abaixo:
 Abra o Windows Explorer, clique com o botão direito em “Meu Computador” e selecione a opção “Mapear Unidade de Rede”. Faça conforme a imagem, onde no endereço “\\SERVIDOR\IRPF2013” você deverá alterar o SERVIDOR para o nome da máquina cujo IRPF2013 foi compartilhado, utilizando como letra, o que lhe for conveniente, porém lembre-se que deverá ser a mesma usada na próxima configuração.

4º Passo. Conforme a imagem anterior, abra a pasta no caminho “C:\Arquivos de Programas RFB\IRPF2013\” e verifique que há um arquivo de texto “IRPF2013.ini”. Caso a extensão não apareça, é o que tem como descrição do tipo “Parâmetros de configuração”. Modifique o conteúdo para que fique conforme a imagem no passo 3.

Pronto, agora poderá repetir o procedimento em quantas máquinas achar necessário, mas lembre-se que por se tratar de um aplicativo Java, o mesmo consome muita memória e poderá sobrecarregar, mas em testes com até 3 máquinas não tivemos problemas.

Keywords: IRPF2013, Java, Compartilhamento, TerminalService, aplicacao.diretorio.dados, Servidor.

Outros tópicos:
Doações a Partidos/Candidatos/Comitês – TSE 23.376 

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.