GCAP 2012 – Como importar 2011 ?

Bom dia caros colegas.

Resolvi criar este post para desenrolar mais um erro, ou bug, como costumeiramente chamamos. Veja a imagem abaixo:

 

Sabemos que para importar um arquivo, basta clicar em IMPORTAR GCAP 2011, selecionar o ar… opa, o arquivo não está sendo exibido. Mas por que ?

Não sabemos, pois somos contadores, funcionários, administradores… etc.
Bom, como não sabemos a resposta da pergunta, pelo menos descobrir como lhes dizer a única forma que encontrei para importar as informações do GCAP 2011 para o GCAP 2012.

Problema:
Conforme a imagem, ao tentar importar o GCAP 2011, a caixa de seleção de arquivo mostra o “Tipo de Arquivo”, como sendo um arquivo do GCAP 2012, ou seja, importaria o mesmo arquivo que você nem sequer conseguiu gerar.

Solução:
No GCAP 2011, acesse o menu Ferramentas > Cópia De Segurança > Gerar Cópia de Segurança. O resultado será um arquivo com extensão .DBK

No programa IRPF 2012, crie um novo arquivo com os dados da pessoa a qual será feito o GCAP (Idem do ano 2011), e após criado, clique em Importar GCAP 2011. Na caixa de seleção, digite o seguinte: *.DBK e aperte ENTER.

Assim listará os arquivos que antes não apareciam. Selecione o desejado, clique em importar e “voilà”. Tudo certo, então até a próxima.