Música ajuda no trabalho ?

“Música para meus ouvidos”

Quando essa frase é lida, sabemos que se trata de algum elemento que nos agrada, seja comida, toque, sensação, cheiro etc… Porém falemos sobre música mesmo, pois essa está muito presente no nosso dia a dia.

Veja essas dicas publicadas pela revista Galileu da Globo.com:

Para terminar tarefas chatas rapidamente

Um estudo publicado pela revista Neuroscience of Behavior and Physiology notou que a habilidade de uma pessoa de reconhecer imagens, letras ou números aumentava quando ela ouvia rock ou música clássica. A mesma coisa acontecia quando as músicas eram tocadas em fones de funcionários de uma linha de montagem – eles cometiam menos erros, trabalhavam mais rapidamente e o tempo também parecia passar mais rápido. Ou seja, na hora de limpar a caixa de e-mails ou fazer algo repetitivo, apele para Edvard Grieg ou Rolling Stones (sugestões da repórter, mas outras músicas clássicas e rock funcionam).

Para diminuir a tensão

O gosto musical entre uma pessoa e outra pode variar imensamente. Eu, por exemplo, adoro ouvir metal durante as horas mais críticas do dia – e o pessoal da redação não entende como eu consigo me concentrar ‘com todo aquele barulho’. Mas ouvir nosso gênero preferido de música ajuda a diminuir a tensão, independente de qual seja o tipo de som que você mais curte.

Quer se concentrar?

Quando ouve canções e encontra uma que você adora, com uma letra com a qual você se identifica, seu cérebro pode liberar mais dopamina do que deveria para manter a concentração. Muita dopamina faz com que você perca o foco. Então prefira músicas já conhecidas ou, se você já está enjoado da sua playlist de sempre, opte por músicas instrumentais, sem voz.

Precisa de criatividade?

Um barulho neutro, que não caracteriza o silêncio absoluto, mas que também não é música é o que indica uma pesquisa do Journal of Consumer Research. De acordo com os cientistas, o ideal é o som de um café. E, por sorte, há uma ferramenta que simula o som desse ambiente, o  Coffitivity.

Novidade? Aperte pause

Vai ler um documento importante? Ou um relatório sobre algo que, até então, lhe era desconhecido? Aperte pause. Um estudo de 2010 da Universidade do Instituto de Gales mostrou que, ao precisarem decorar uma sequência de sons e números, participantes tinham mais dificuldade de lembrar das ordem quando uma música tocava baixinho ao fundo. Ou seja, se você está fazendo algo novo e complexo, o silêncio é a melhor opção. O mesmo não pode ser dito em relação a tarefas que você já sabe ‘de cor’. Outro estudo revelou que cirurgiões experientes faziam operações mais rápidas e precisas quando ouviam música, por exemplo.

Reprodução de conteúdo. Fonte: Globo.com

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.