Informações: Sustentabilidade é parte do futuro.

0
(0)

Hoje é dia de fazer checks na lista de atitudes que você pode tomar no dia-a-dia do seu trabalho. Vamos lá?

1. Imprima sempre nos dois lados do papel.
2. Use os versos de papéis usados como bloco de notas.
3. Reutilize envelopes, pastas, ficheiros, separadores e material de encadernação
4. Use sempre e-mail ao invés de correspondências.
5. Leve a sua própria caneca de café ou água e elimine o uso de copos plásticos
6. Faça sempre as correções de texto no monitor.
7. Não jogue fora o que não estiver quebrado – se comprar um computador novo aproveite o mouse, o teclado etc. do antigo.
8. Prefira videoconferências do que reuniões pessoais – evitando, assim, deslocamentos.
9. Utilize equipamentos e lâmpadas de baixo consumo.
10. Sempre que possível prefira iluminação natural.
11. Em locais de passagem, instale lâmpadas com sensor de movimento.
12. Se algumas pessoas ficam até mais tarde no trabalho, instale iluminação individual.
13. Para se deslocar use bicicleta e transporte público ou vá a pé. Não deu? Organize um sistema de caronas com seus colegas de trabalho.
14. Modifique o formato dos documentos reduzindo o tamanho das margens, aumentando assim a área útil do papel.

PARCERIA DA SOLAR ENERGY E UFTPR PARA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA FOTOVOLTAICA EM GRID TIE.

Projeto inédito no estado do Paraná, concebido pelo Prof. Dr.  Eloy Casagrande Jr., da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)  promete revolucionar a construção civil. O Escritório Verde começará a ser  construído a partir da primeira semana de fevereiro, quando suas paredes já  prontas serão transportadas da fábrica para o local da obra naAv. Silva  Jardim, entre a Rua Des. Westephalen e a Av. Mal. Floriano Peixoto,  demonstrando que uma edificação pode ser planejada e construída em um curto  espaço de tempo. As paredes levaram duas semanas para serem montadas e a  estrutura levará uma semana para ser erguida. Depois seguem a instalação  hidráulica e elétrica e os acabamentos. A meta é finalizar todo o projeto em  apenas dois meses, certificando a obra através do processo de certificação de  construção sustentável AQUA (Alta Qualidade Ambiental), conduzida pela  Fundação Vanzolini, da USP de São Paulo. Será a primeira edificação a ser  certificado no estado do Paraná neste processo.

O Escritório Verde será  responsável pela implantação dos programas ambientais da UTFPR e funcionará em  uma edificação modelo de um escritório comercial sustentável de cerca de 150  m2 usando a tecnologia de construção a seco (wood-frame, em inglês), um  ”sanduiche” de painéis de madeira OSB em estrutura de pinus tratado e com  manta para isolamento térmico em PET reciclado e manta para conforto acústico  de pneus reciclados. O projeto somente foi possível por meio de parcerias com  cerca de 40 empresas fornecedoras de produtos, materiais e tecnologias que se  enquadram nos princípios da construção sustentável, isto é, que não agridem o  meio ambiente,  proporcionam economia de energia e água e melhor  qualidade de vida aos seus usuários.

Aliado ao sistema construtivo  mais rápido e resíduo praticamente zero, a edificação segue os critérios da  acessibilidade universal e terá duas áreas com telhado verde, isto é, usando  plantas no telhado. Cerca de 50% da sua energia será fornecida por painéis  fotovoltaicos usando o sol como fonte e que também alimentará um carro elétrico. Também se utilizará da energia térmica usando painéis solares para  aquecer a água, sistema de coleta e uso da água da chuva para os vasos  sanitários e limpeza, controle da qualidade do ar através de resfriamento  evaporativo e desumidificação, janelas em esquadrias de madeira com vidros  duplos especias, iluminação natural e uso de lâmpadas LED,  base do piso  elevado em plástico reciclado com acabamento em madeira certificada, forro de  placas cimentícias de madeira mineralizada, uso de madeira plástica nos decks  externos e revestimentos internos com painéis de bambu e móveis  ecológicos.

O Escritório Verde também será a sede do “Centro  Regional de Integração Expertise de Educação para o Desenvolvimento  Sustentável – CRIE Curitiba”, um centro aprovado pela UNU – Universidade das  Nações Unidas, da ONU, que compõe um rede de mais de 80 centros no mundo e que  visam promover a educação para a sustentabilidade. Com agendamento, poderá ser  visitado por público interessado em conhecer as tecnologias empregadas e suas  vantagens. Já para executar projetos, abrigará a primeira empresa junior  interdisciplinar da UTFPR, onde estudantes de diversos cursos formarão uma  equipe capaz de atender demandas externas de projetos  sócio-ambientais.

Na área da pesquisa sobre a edificação, grande parte  dos estudos previstos envolvem alunos de mestrado e doutorado e abordam a  quantificação do estoque de carbono que este tipo de construção proporciona,  eficiência energética, eficiência térmico-acústica, economia no uso da água,  comportamento dos materiais ecológicos, entre outros. Também se irá analisar a  curva de rendimento da construção aliada a sustentabilidade, demonstrando a  economia de uso da edificação durante seu tempo de vida  útil.

Fonte: Solarenergy.com.br

Este conteúdo foi útil?

Clique para avaliar

Avaliação

Nenhuma classificação, seja o primeiro!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.